O Papel Transformador da Gestão da Produção no seu Laboratório.
Alinhando Processos, Alavancando Resultados: O Poder da Gestão da Produção!
Olá, pessoal! Hoje eu vou falar um pouco sobre gestão da produção, que é uma área muito importante para qualquer empresa que produz bens ou serviços. A gestão da produção envolve planejar, organizar, dirigir e controlar todos os processos produtivos, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto ao cliente. O objetivo é garantir a qualidade, a eficiência, a produtividade e a competitividade da empresa no mercado.
Mas como fazer uma boa gestão da produção? Existem vários métodos e ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, como por exemplo:
– O sistema de produção enxuta (lean production), que busca eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar o fluxo de valor. Este sistema de produção é muito interessante de ser implementado quando o laboratório já possui um controle eficiente de produção, utilizando um bom software de gestão, como por exemplo, o Smart Prótese (www.smartprotese.com), onde é possível controlar cada etapa de produção de qualquer serviço, por colaborador, por setor e para o laboratório como um todo, pois desta forma é possível controlar, inclusive, os insumos de produção com maior eficácia, e, consequentemente, os custos. Ah! E o Smart Prótese ainda possui relatórios para você criar os seus indicadores de desempenho! 😉
– O sistema de produção puxada (pull production), que baseia a produção na demanda real do cliente, evitando estoques excessivos e obsolescência. Este é o sistema mais adequado aos Laboratórios de Prótese Dentária, pois parte da demanda dos clientes (OS – Ordem de Serviço). Contudo, também exige um bom software de gestão como apoio, principalmente para o controle da agenda de produção dos colaboradores, com o objetivo de evitar sobrecarga de trabalho – o que pode ocasionar atrasos de entrega – e obsolescência ou ociosidade – o que custa muito caro ao laboratório, principalmente em se tratando de mão de obra. Para esse controle o Smart Prótese também possui todos os recursos necessários para uma excelente gestão da agenda de produção.
– O sistema de produção empurrada (push production), que antecipa a demanda do cliente, planejando e programando a produção com base em previsões e estimativa. Este não é o sistema o mais adequado aos Laboratórios de Prótese Dentária, pois os Laboratórios trabalham sob a necessidade da OS – Ordem de Serviço, contudo, os Laboratórios podem utilizar técnicas deste sistema para se organizarem previamente para atenderem à demanda crescente do segundo semestre, planejando com antecedência a necessidade de estoques de matérias primas e contratação ou capacitação de mão de obra através de treinamentos.
– O sistema de produção mista (mixed production), que combina elementos dos sistemas puxado e empurrado, buscando equilibrar flexibilidade e eficácia. No meu ponto de vista, é um mix interessante de ser implementado em Laboratórios de Prótese Dentária, pois é possível implementar boas práticas de ambos os sistemas de produção.
– O sistema de produção por projetos (project production), que aplica os conceitos de gestão de projetos à produção, definindo escopo, tempo, custo e qualidade de cada produto ou serviço como um projeto único, exclusivo. Este sistema se aplica quando se trata de um Laboratório de Prótese Dentária com características de “Studio” ou com a estratégia de “Diferenciação” – leia mais em nosso artigo sobre “Estratégias de Negócios na Prótese Dentária”, ou seja, o Laboratório vai se dedicar a um projeto de sorriso como um todo, podendo atuar juntamente com uma equipe multidisciplinar para cada projeto.
– O sistema de produção por processos (process production), que organiza a produção em etapas sequenciais e interdependentes, com alto grau de padronização e automação. Este é o sistema “sonho de consumo” para os proprietários de Laboratórios de Prótese Dentária com foco em crescimento acelerado e ganho em escala, o que é altamente viável hoje em dia, graças ao Fluxo Digital – leia mais em nosso artigo “como conquistar e atender clientes com o fluxo digital”
– O sistema de produção por encomenda (custom production), que personaliza a produção de acordo com as especificações e preferências do cliente, com baixo grau de padronização e automação. Aqui está a grande maioria dos Laboratórios de Prótese Dentária do Brasil, mesmo sem saber que o modo de produção sob o qual trabalham, está na literatura da gestão da produção, e há técnicas, boas práticas de gestão, que podem ajudá-los a melhorar seus resultados no seu dia a dia de bancada.
Cada sistema de produção tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de serviço oferecido pelo Laboratório, do perfil de cliente atendido, da tecnologia que o Laboratório possui disponível e da estratégia da empresa. Por isso, é importante conhecer as características e os requisitos de cada Laboratório, para escolher o mais adequado para cada situação e para melhor atender à sua estratégia empresarial.
Espero que tenham gostado do post de hoje. Se vocês têm alguma dúvida ou sugestão sobre gestão da produção, entrem em contato conosco ou deixem seus comentários. Até a próxima!