BloggestãoEstratégias de Negócios na Prótese Dentária

Estratégias de Negócios na Prótese Dentária

Você já pensou em como alguns Laboratórios de Prótese Dentária conseguem se destacar no mercado e alcançar o sucesso desejado?

Garanto a você que, na grande maioria das vezes, isso não é fruto do acaso, mas sim de um Planejamento Estratégico bem elaborado e bem executado, aliás, desde já eu quero enfatizar aqui o meu pensamento, através de um jargão da Gestão: “a execução come o planejamento no café da manhã!”. O que isso significa? Que, por melhor que seja o Planejamento Estratégico de uma empresa, sem uma boa execução ele não existe, pois não sairá do papel, e sem um bom controle, uma má execução leva qualquer bom planejamento à falência. Mas o que é uma estratégia empresarial e como ela pode ajudar o seu Laboratório?

Uma estratégia empresarial é um conjunto de ações, criadas a partir de decisões tomadas no plano estratégico de uma empresa (normalmente ocupado pelos proprietários e/ou alta gestão) que visam alcançar os objetivos da organização, considerando as suas forças e fraquezas (definidas a partir de uma análise interna do negócio), oportunidades e ameaças (definidas a partir de uma análise externa ao negócio, como segmento e peculiaridades de mercado de atuação, economia etc.), que vise cumprir sua Missão (seu propósito de existir), alcançar sua Visão (seu objetivo de longo prazo), seguindo os seus Valores (seus princípios, suas regras básicas). Uma estratégia empresarial deve ser clara, consistente, coerente e comunicada a todos os envolvidos, pois todos serão responsáveis, em diferentes níveis, pela execução.

Existem diferentes tipos de estratégias empresariais, que podem ser aplicadas de acordo com o contexto e as necessidades de cada empresa. Veja alguns exemplos mais comuns:

– Estratégia de liderança em custos: consiste em oferecer produtos ou serviços com preços mais baixos do que os concorrentes, produzindo em grande volume para reduzir custos produtivos, mas mantendo a qualidade (se não tiver o mínimo de qualidade, ninguém compra) e a rentabilidade (se não tiver rentabilidade, a empresa “quebra”). Essa estratégia requer uma gestão muito eficiente dos recursos, processos e fornecedores, além de uma grande escala de produção e distribuição. Um exemplo de empresa que adota essa estratégia é a Walmart. Trazendo para a prótese dentária, seria um laboratório produzindo dentes em larga escala a um preço baixo. Obviamente, o mais difícil é produzir em escala, pois “cada dente é um dente”, não é possível padronizar, mas é possível ganhar produtividade investindo no Fluxo Digital, em equipamentos de alta tecnologia como CAD/CAM, e, principalmente, com uma equipe muito bem treinada, trabalhando sob processos gerenciais muito bem planejados e executados – leia mais sobre o Fluxo Digital em nosso artigo “como conquistar e atender clientes com o fluxo digital” e saiba mais sobre o tema de Gestão de Equipe em nosso artigo “Como contratar e treinar equipe para o meu Laboratório”.

– Estratégia de diferenciação: consiste em oferecer produtos ou serviços com características únicas e muito valorizadas pelos clientes, que os diferenciam dos concorrentes. Essa estratégia requer um alto investimento em qualificação da equipe, inovação, pesquisa, desenvolvimento de processos e produtos, marketing e um atendimento “premium” para o seu cliente. Um exemplo de empresa que adota essa estratégia é a Apple. Trazendo para a prótese dentária, seria um laboratório elitizado, que atende a clientes mais exigentes quanto ao padrão de qualidade e personalização dos trabalhos. Obviamente, a um custo mais elevado, tanto para produzir quanto para comercializar os serviços. Neste caso, toda a comunicação também deve ser diferenciada, alto padrão, desde o site até a embalagem, passando pela infraestrutura, redes sociais, equipe e até o motoboy, mesmo que seja terceirizado. Ou seja, também requer um alto investimento em marketing para comunicar o serviço diferenciado que você oferece, para atrair o cliente que você deseja para o seu laboratório.

– Estratégia de foco: consiste em concentrar-se em um segmento específico do mercado, atendendo às suas necessidades específicas e preferências de forma personalizada. Essa estratégia requer um conhecimento profundo do público-alvo, uma oferta de produtos ou serviços adaptada às suas demandas e uma comunicação direcionada, focada, ou seja, o marketing deve ser totalmente trabalhado para comunicar claramente qual é o foco de atuação da empresa, para evitar atrair clientes fora do perfil desejado. Um exemplo de empresa que adota essa estratégia é a Netflix. Trazendo para a prótese dentária, seria um laboratório altamente especializado em Ortodontia, por exemplo. Que atenda exclusivamente a Dentistas especialistas em Ortodontia, oferecendo toda a gama de serviços desta área para estes profissionais, este laboratório seria especialista nestes serviços.

A partir do momento que você decidir qual será a sua estratégia empresarial, você precisa elaborar um Plano de Ações – leia mais sobre “como elaborar um Plano de Ações para o Meu Laboratório” e definir metas a serem alcançadas, para que você consiga mensurar se está no caminho correto, definido em seu Planejamento Estratégico. E para definir as metas, não esqueça de ler o nosso artigo sobre “Produtividade no Laboratório”, onde explico como você deve definir suas metas. E por falar em produtividade, para atingir suas metas de produção você precisará contar com um bom software de gestão, e o Smart Prótese (www.smartprotese.com) pode lhe ajudar a ter um controle total e eficiente tanto da sua produção, quanto do seu financeiro, para que você controle tudo em busca dos seus objetivos estratégicos, ganhando eficiência no dia a dia do seu Laboratório.

Já para elaborar o seu Planejamento Estratégico, fale com a equipe de Mentores da Doctor SA (www.doctorsa.com.br), que atende Laboratórios de Prótese de forma online ou presencial, e já ajudou Laboratórios de todos os tamanhos em todo o Brasil.

E você! Já elaborou o Planejamento Estratégico para o seu Laboratório? Compartilhe um pouco sobre esta experiencia conosco!


Célio Belmonte é Especialista em Finanças e Economia - UFRGS. MBA - em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Bel. em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior - Unisinos. Com mais de 25 anos de experiência no segmento Odontológico, foi Coordenador de filial da Dabi Atlante (atual Alliage), atuou e administrou equipes comerciais da indústria farmacêutica e odontológica como: Dentsply, DFL, Nobel Biocare e Dabi Atlante. Atua há mais de 10 anos de como Mentor de Gestores e em Conselhos de Administração de Clínicas e Laboratórios Odontológicos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *