Dicas para Melhorar a Produtividade no seu Laboratório
Maximizando Resultados: Segredos para uma Melhor Produtividade no seu Laboratório!
Olá, pessoal! Hoje eu quero falar sobre um assunto que me interessa muito e que pode interessar a vocês também: como melhorar a sua produtividade no Laboratório e alcançar seus objetivos. Você já se sentiu sobrecarregado, desorganizado ou desmotivado trabalhando em seu Laboratório? Você já teve dificuldade para cumprir os seus prazos, alcançar os seus objetivos ou entregar os seus trabalhos com a qualidade desejada? E, consequentemente, não se imagina conquistando os seus sonhos como empreendedor ou empreendedora? Se sim, não se preocupe, pois eu vou lhe dar algumas sugestões que podem ajudar a otimizar o seu tempo e o seu desempenho no Laboratório.
O PRIMEIRO PASSO é definir as suas metas e prioridades. Antes de começar a trabalhar, pense no que você quer e precisa fazer, quais são os resultados desejados e qual é o grau de relevância e urgência de cada ação para atingir seus objetivos. Em seguida, escreva as suas metas de forma clara, específica e mensurável, e ordene as suas ações por ordem de relevância, prioridade, focando nas que têm mais impacto e valor para o seu resultado, como por exemplo:
⇨ Quero atingir a meta de produzir “X” Facetas por mês, ou seja, é uma meta clara, específica e mensurável. Contudo, não esqueça que essa meta deve ser também atingível, pois não há nada mais desmotivador que uma meta inatingível, que você vai trabalhar muito e não vai alcançar nunca, e por fim, defina um prazo para “chegar lá”. Agora veja como colocar em prática efetivamente, sem procrastinar, você pode utilizar como por exemplo, o Método SMART para construir suas metas, veja a seguir com funciona o método:
Ao construir suas metas você precisa levar em consideração cada um desses fatores:
– A meta é específica? Ou seja, você consegue visualizar com clareza, não restam dúvidas sobre qual é a sua meta?
– A meta é mensurável? Ou seja, você consegue medir? Você conseguirá saber se atingiu ou não a sua meta?
– A meta é atingível? Ou seja, você realmente consegue atingir essa meta? Ela não pode ser tão fácil de ser atingida ao ponto de não trazer resultados significativos para você e seu Laboratório, mas também não pode ser inatingível ao ponto de desmotivar você e sua equipe, pois nunca irão alcançá-la, e isso poderá fazer com que você e suas metas percam a credibilidade junto à equipe.
– A meta é relevante? Ou seja, essa meta vai agregar valor para você e para o seu Laboratório? A meta não pode ser irrelevante ao ponto de fazer você e sua equipe trabalharem para alcançá-la, mas não trazer o resultado esperado para você ou para o seu Laboratório.
– A meta possui um tempo determinado para ser alcançada? Ou seja, toda meta precisa de um prazo definido para ser atingida, não pode ser deixada para acontecer quando for possível, pois ao alcançar esta meta você precisará ter a próxima em mente, e não perder tempo! Assim você conseguirá crescer!
O SEGUNDO PASSO é usar ferramentas que auxiliem na gestão do tempo – leia mais sobre o tema em nosso artigo “Gestão do Tempo”. Existem vários aplicativos e softwares que podem ajudar a planejar, executar, monitorar as suas ações e controlar o tempo gasto em cada uma delas, definir lembretes e alarmes, compartilhar informações com a sua equipe e receber feedbacks.
Algumas opções são o Trello, o Asana, o Google Agenda, o Evernote, o Pomodoro Timer, entre outras, mas uma excelente ferramenta específica para a Gestão de Laboratórios de Prótese Dentária é o Smart Prótese – www.smartprotese.com , é um software que foi desenvolvido com a participação de vários protéticos de todo o Brasil, e tem vários recursos que vão lhe ajudar a obter uma Gestão eficiente da sua produtividade e do seu tempo no Laboratório 😉. Escolha a que mais lhe agrada e aproveite os recursos que elas oferecem.
O TERCEIRO PASSO é fracionar essas metas se for preciso, em etapas, pois o fracionamento poderá lhe ajudar a multiplicar sua produtividade, por exemplo: se a sua meta for produzir “X” Facetas por mês, para produzir cada Faceta você precisará cumprir várias etapas na sequência uma da outra, correto?
Então divida a sua produção em etapas e defina sua capacidade produtiva para cada etapa, assim você conseguirá identificar os “gargalos de produção”, onde a sua produtividade poderá ser comprometida devido à capacidade de produção de alguém da sua equipe, por não conseguir atender ao número desejado de etapas a serem produzidas, quando então, você terá que contratar “reforço” para sua equipe.
Ah… e não esqueça de controlar a sua produção! Para isso, o software Smart Prótese possui recursos de controle de produção para laboratório de prótese dentária que irão lhe surpreender, como o controle por etapa com prazo a ser cumprido, agenda de produção que acusa o status de cada trabalho: se está parado na bancada, se está em produção, vencendo ou atrasado, controle também a produtividade individual da sua equipe, do setor de produção ou do laboratório como um todo, veja mais em www.smartprotese.com.
O QUARTO E ÚLTIMO PASSO é levantar os recursos necessários para atingir suas metas de produtividade. Aqui cabem algumas perguntas que poderão gerar outras metas!
– Você possui demanda para atingir essa meta de produção ou terá que conquistar clientes no mercado? Se precisar conquistar clientes, leia sobre esse tema em nosso artigo “como conquistar e fidelizar clientes para o meu laboratório”.
– Você já possui equipe treinada para atender a essa demanda e no padrão de qualidade desejado? Se você precisa contratar e treinar equipe, leia mais sobre esse tema em nosso artigo “como contratar e treinar equipe para o meu Laboratório”.
– Você possui infraestrutura para atender à sua demanda, caso ela exista o seja conquistada? Equipamentos para a produção, como fornos de sinterização, micromotor, impressora 3D, CAD/CAM, computador e software para atender clientes com o fluxo digital – leia mais em nosso artigo “como conquistar e atender clientes com o fluxo digital”.
Essas foram as minhas sugestões sobre como melhorar a minha produtividade no trabalho. Espero que tenham gostado e que possam aplicá-las no seu dia a dia. Se você tem alguma outra dica ou sugestão sobre esse tema, deixe nos comentários. Até a próxima!