BloggestãoComo Realizar uma Gestão Eficiente em seu Laboratório de Prótese

Como Realizar uma Gestão Eficiente em seu Laboratório de Prótese

Como Realizar uma Gestão Eficiente em seu Laboratório de Prótese.

Olá, pessoal! Hoje eu quero falar sobre um assunto muito importante para quem tem um Laboratório de Prótese Dentária: a gestão do tempo. O tempo é muito valioso para quem tem um Laboratório de Prótese Dentaria – veja mais sobre o tema em nosso artigo “quanto vale a minha hora de bancada”.

Você sabe como organizar as suas tarefas, priorizar as mais urgentes e importantes, e evitar distrações e procrastinação? Se não, não se preocupe, pois eu vou lhe mostrar um passo a passo que pode ajudar a melhorar a sua produtividade e o seu desempenho no Laboratório.

O primeiro passo é se planejar, se for possível, tente planejar com antecedência como será a sua semana, mas um bom começo já é planejar o seu dia com antecedência, e com o tempo, você vai desenvolver a habilidade de organizar sua rotina para mais dias, indo além do dia seguinte.

Antes de começar a trabalhar, faça uma lista das atividades que você precisa fazer, estimando o tempo necessário para cada uma delas. Em seguida, ordene as atividades por ordem de prioridade, levando em conta os prazos, os objetivos e os benefícios para o seu Laboratório, de cada uma dessas atividades, lembre-se de levar em consideração dentro da sua produção os clientes mais fiéis e pontuais com o pagamento dos seus serviços 😉, assim você irá fidelizar os bons clientes em seu Laboratório.

Veja no quadro a seguir um esquema que pode lhe ajudar a visualizar e a distinguir as tarefas importantes das não importantes, as urgentes das não urgentes:

As atividades “NÃO IMPORTANTES” alimentam as “URGÊNCIAS”! Evite-as e tenha 90% do controle em suas mãos!

O Segundo Passo é usar ferramentas que lhe auxiliem na gestão do tempo. Existem vários aplicativos, softwares e plataformas que podem lhe ajudar a organizar as suas tarefas, controlar o tempo gasto em cada uma delas, definir lembretes e alarmes, compartilhar informações com a sua equipe e receber feedbacks. Algumas opções são o Trello, o Asana, o Google Agenda, o Evernote, o Pomodoro Timer, mas uma excelente ferramenta específica para a Gestão de Laboratórios de Prótese Dentária é o Smart Prótesewww.smartprotese.com , é um software que foi desenvolvido com a participação de vários protéticos de todo o Brasil, e tem vários recursos que vão lhe ajudar a obter uma Gestão eficiente da sua produtividade e do seu tempo😉. Escolha a que mais se adapta às suas necessidades e preferências e aproveite os recursos que essas ferramentas oferecem.

O Terceiro Passo é evitar as distrações e a procrastinação. Sabemos que é difícil manter o foco no trabalho quando temos tantas coisas para nos distrair, como as redes sociais, os e-mails, as mensagens, as notificações, as ligações, os colegas de trabalho etc. Por isso, é importante criar um ambiente propício para a produtividade no trabalho, eliminando ou reduzindo ao máximo os fatores que podem lhe tirar a atenção, como salas ou ambientes individualizados por exemplo e, o mais importante, deixar o celular na gaveta! Isso mesmo!

Sei que é um grande desafio, principalmente quando você também o utiliza para trabalhar, contudo, você pode administrar o uso do celular de forma diferente, ao orientar as pessoas que liguem para o seu Laboratório quando desejarem falar com urgência com você, e você também pode destinar alguns horários durante o dia para você acessar o celular para ver mensagens ou ligações, caso contrário, cada mensagem e cada ligação que receber poderá retirar você do seu foco, e você poderá perder um tempo valioso para retomar de onde parou. Além disso, é preciso ter disciplina e autocontrole para não adiar as tarefas que precisam ser feitas.

Uma forma de fazer isso é dividir as tarefas grandes e complexas em partes menores e mais simples, estabelecendo metas e recompensas para cada etapa concluída 👌, como uma pausa para o cafezinho 😉.

O Quarto e Último Passo é fazer pausas regulares durante o trabalho. Trabalhar sem parar pode parecer uma boa ideia para aproveitar melhor o tempo, mas na verdade pode ser prejudicial para a sua saúde física e mental. O excesso de trabalho pode causar estresse, cansaço, ansiedade, irritação, dores de cabeça, entre outros problemas, pior ainda para quem trabalha além das 8 horas diárias, o que é a realidade de muitos protéticos e protéticas do Brasil – para lhe ajudar a resolver esse problema, leia mais em nossos artigos sobre “Produtividade no Laboratório”.

Por isso, é importante fazer intervalos de 10 a 15 minutos a cada hora ou hora e meia de trabalho, para descansar a mente e o corpo, relaxar os músculos, respirar fundo, tomar água, comer um lanche saudável, alongar-se ou fazer uma caminhada. Essas pausas podem ajudar a recarregar as suas energias, melhorar o humor, a criatividade e aumentar a concentração para a retomada ao trabalho na bancada.

Essas foram as minhas dicas sobre como fazer uma boa gestão do tempo dentre a sua rotina no laboratório. Espero que você tenha gostado e que possa aplicá-las no seu dia a dia de bancada.

Se você tem alguma outra dica ou sugestão sobre esse tema, deixe nos comentários. Até a próxima!


Célio Belmonte é Especialista em Finanças e Economia - UFRGS. MBA - em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Bel. em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior - Unisinos. Com mais de 25 anos de experiência no segmento Odontológico, foi Coordenador de filial da Dabi Atlante (atual Alliage), atuou e administrou equipes comerciais da indústria farmacêutica e odontológica como: Dentsply, DFL, Nobel Biocare e Dabi Atlante. Atua há mais de 10 anos de como Mentor de Gestores e em Conselhos de Administração de Clínicas e Laboratórios Odontológicos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *