Moldando uma Equipe de Sucesso: Dicas para Contratar e Treinar!
Como contratar e treinar minha equipe no Laboratório?
Se você possui um Laboratório de Prótese Dentária, sabe que uma das suas principais responsabilidades e, ao mesmo tempo, um dos maiores desafios para crescer é contratar e treinar sua equipe. Infelizmente o ramo da Prótese Dentária carece de mão de obra qualificada há muito tempo, pois existem poucas escolas profissionalizantes no país e a profissão não é muito conhecida por quem busca uma formação técnica. Mas como encontrar pessoas e contratar de forma eficaz, mesmo com essa adversidade do nosso segmento? Neste post, vou dar algumas dicas para você acertar na escolha e no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Estudando a fundo a área de Gestão de Pessoas e Equipes, e atuando nesta área em diversas empresas pelo Brasil há mais de 20 anos, aprendi também na prática (além da teoria) que esta área é a mais estratégica para o crescimento de qualquer empresa, não importa se você tem tudo o que uma empresa precisa para sobreviver e crescer: dinheiro no caixa, marketing, infraestrutura, tecnologia, mas se você não tiver “as pessoas certas nos lugares certos”, de nada vai adiantar ter todo o resto.
E fazer Gestão de Pessoas e Equipes requer conhecimento de técnicas e conceitos de gestão para todas as etapas desse processo de Gestão, inclusive eu gosto de abreviar o processo pelas suas iniciais para não esquecer de nenhuma etapa: RESITAR, se você falhar em uma delas, a sua empresa pode não obter o desempenho desejado:
1. “Re” de Recrutar: o recrutamento é o início de tudo, que começa em definir o perfil ideal para cada função. Isso significa analisar as competências técnicas e comportamentais que são necessárias para o desempenho da atividade. Por exemplo: se você precisa de um ceramista – como é uma atividade muito técnica e complexa – é muito importante que ele tenha boa formação na área através de cursos (Competências Técnicas), se este ceramista vai executar etapas de um trabalho e não o trabalho todo sozinho, ele também precisa ter habilidade para trabalhar em equipe (Competências Técnicas e Comportamentais), pois outras pessoas irão executar etapas do mesmo trabalho juntamente com ele. Este profissional também precisa ter senso de urgência e de responsabilidade com prazos (Competências Comportamentais), entre outras habilidades. Depois de definir o perfil, você pode divulgar a vaga em diferentes canais, como redes sociais, sites de emprego, pedir indicações etc. O importante é atrair o maior número possível de candidatos qualificados, para que você possa fazer uma seleção criteriosa tentando mensurar o nível destas Competências do candidato. Além disso, você deve considerar a cultura e os valores da sua empresa, para que o candidato esteja alinhado com a sua Missão, Visão e Valores – leia mais em nosso artigo sobre “Estratégias de Negócios na Prótese Dentária”
2. “S” de Selecionar: a próxima etapa é a seleção dentre os candidatos, o ideal é que você possua no mínimo 3 (três) candidatos para selecionar uma pessoa para uma vaga. O que vejo muito no dia a dia das minhas Mentorias de Gestão são as indicações, acho muito valiosa uma indicação – até porque ninguém indicaria alguém que não confiasse (pelo menos eu não faria isso 😉) – mesmo assim, é muito importante que você tenha outras pessoas participando do processo “Seletivo” para não ficar na mão de uma alternativa apenas, e se obrigar a contratar. Nesta etapa do processo você pode usar ferramentas como testes online, entrevistas presenciais ou por vídeo, dinâmicas de grupo. Já no caso de uma vaga para ceramista, faça testes práticos para avaliar os candidatos tecnicamente e escolher o melhor, com essas técnicas a Doctor SA pode lhe ajudar (é uma empresa especializada em Gestão e Marketing para o segmento odontológico, que atende Laboratórios de Prótese Dentária por todo o Brasil), entre em contato com os Mentores da Doctor SA pelo site www.doctorsa.com.br.
3. “I” de Integrar: esta etapa normalmente é esquecida no processo de contratação de pessoas, mas é uma etapa fundamental para a recepção e acolhimento do novo integrante da sua equipe. Nesta etapa, o ideal é que você apresente o novo integrante a todos os colaboradores e os apresente ao novo contratado, explicando qual é a função de cada um na empresa, apresente os setores, como funcionam, quais as responsabilidades de cada pessoa na empresa para ele saber a quem procurar em cada situação, ou seja, não “jogue” a pessoa recém-contratada na bancada sem que ela saiba onde está, e que conheça a empresa e seus colegas de trabalho.
4. “T” de Treinar: Uma vez que você tenha contratado os novos membros da sua equipe, é hora de treiná-los. O treinamento é a etapa essencial para que eles possam se adaptar à empresa, conhecer as normas e procedimentos, aprender as técnicas e ferramentas necessárias para o trabalho, como o uso adequado de equipamentos, e se desenvolver profissionalmente. O treinamento pode ser feito de diversas formas, como cursos online, presenciais, com mentorias, mas no caso da Prótese Dentária, o fundamental é o treinamento prático: “mão na massa”. O importante é que o treinamento seja planejado, executado e avaliado de acordo com os objetivos e as necessidades da empresa e dos colaboradores que trabalharão junto com o novo integrante, para que o novato não atrapalhe a equipe ao invés de ajudar. Nunca esqueça disso: “o que parece óbvio para você, não será necessariamente óbvio para o outro”, então treine tudo, mesmo que sejam etapas simples de serem executadas.
5. “A” de Avaliar: após cumprir todas as etapas anteriores, separe um momento para fazer uma avaliação periódica do trabalho do novo integrante da sua equipe, isso é muito importante para o desenvolvimento do novo colaborador. Vejo diariamente muitos empresários pecando nisso, e desperdiçando talentos para seus concorrentes, pois não dedicaram o mínimo de tempo necessário para o desenvolvimento de pessoas em sua equipe, e acabam colocando a culpa apenas no colaborador. Essa etapa vai ajudar o seu colaborador a se desenvolver com base em avaliações sobre o trabalho que vem executando, nestas avaliações é possível corrigir falhas de execução, melhorar a qualidade do trabalho, tudo com a prática do feedback, mas tome muito cuidado, existe uma técnica correta para você fazer isso e evitar problemas com sua equipe – leia mais em nosso artigo sobre “Como desenvolver minha equipe na Prótese Dentária”.
6. “R” de Remunerar: por fim, vem a remuneração. Sim, isto mesmo, é a última etapa do processo. Sei que muitos empresários pensam nisso primeiro, mas a remuneração deve ser construída levando em consideração todas as etapas anteriores. Vamos exemplificar: você pode criar uma remuneração progressiva, caso você identifique que precisa desenvolver o novo colaborador, o que pode levar meses ou até anos. Você pode criar uma remuneração por desempenho, considerando não apenas um fator (geralmente a quantidade produzida), mas levando em conta os principais fatores para o seu negócio prosperar, como: prazo de entrega e qualidade do trabalho. Nesta etapa, você pode contar com um software poderoso para gestão de produção e equipes, o Smart Prótese www.smartprotese.com . Nele você pode controlar a produção individual, por setor, do laboratório como um todo, controlar prazos de entregas por etapas, com antecedência, previsibilidade, e, consequentemente, remunerar sua equipe pelo bom desempenho!
Contratar e treinar sua equipe não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, siga essas dicas e invista tudo o que você puder no seu capital humano. Lembre-se que uma equipe bem selecionada e bem treinada é uma equipe motivada, produtiva e engajada que pode lhe ajudar a prosperar.
Gosto muito de citar em minhas palestras a fala de um Diretor Financeiro perguntando ao CEO da empresa: “O que acontece se nós investirmos nas pessoas e elas nos deixarem?” O CEO então responde: “O que acontece se NÃO investirmos e elas ficarem?” Genial a resposta 😉
Espero que você tenha gostado das minhas dicas. E compartilhe conosco, o que você faz para contratar e treinar sua equipe? Compartilhe a sua experiência nos comentários!